A gente sabe que, no inverno, a cama abraça a gente com mais força. E também surge muita comida gostosa e pesada, capaz de derrubar um mamute. Mas, sabe o que? ISSO NÃO É DESCULPA para abandonar os seus treinos.
Aliás, de uma maneira resumida, essa pode ser a melhor época para treinar, sabia?
Razões para não abandonar os treinos no inverno
Maior queima calórica
Sabia que no inverno gastamos até 30% mais calorias do que nas demais estações do ano?
Isso porque, para manter a temperatura, o corpo precisa gastar mais energia. Portanto, se não aumentarmos a ingestão de alimentos nessa época, fica mais fácil para emagrecer (caso esse seja um dos seus objetivos).
Você rende mais
Os treinos no inverno rendem melhor e são excelentes para melhorar a performance, inclusive para quem corre.
O tempo frio facilita o controle da temperatura corporal, não deixando ela ficar muito alta e melhorando, assim, nosso rendimento.
Mas, atenção: temperaturas muito baixas também podem ser prejudiciais à saúde, agasalhe-se de acordo
Otimiza os seus treinos
Se você é um dos fortes que não cede à preguiça, vai encontrar a academia mais vazia! Ou seja: chega de ficar esperando o aparelho, equipamentos ou mesmo o instrutor.
Aproveite o movimento mais tranquilo para otimizar seus treinos!
Endorfina
Independentemente da estação do ano, praticar exercício físico libera endorfina, dopamina e serotonina (neurotransmissores relacionados à felicidade). Então, por que é diferente no inverno?
Por que a falta de luminosidade e frio fazem que sintamos desânimo e preguiça.
Além disso, a ausência do sol atrapalha a fixação da vitamina D, outra substância ligada ao combate de sintomas depressivos.
Então, seguir com os treinos é uma forma de manter os níveis do humor e saúde mental.
Condicionamento
Quem nunca sofreu para voltar aos treinos que atire a primeira pedra!
Outra vantagem em manter o ritmo de treinos no inverno é que você mantém o seu condicionamento físico (podendo, na verdade, até melhora-lo!). Com isso, não tem aquele desespero no final do ano por não aguentar mais uma caminhada.
Circulação ativa
Exercícios físicos aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, estimulando o sistema cardiovascular a trabalhar de forma mais eficiente.
Esse aumento da atividade cardíaca impulsiona o fluxo sanguíneo por todo o corpo, incluindo as extremidades, ajudando a manter a circulação ativa.
Consequentemente, isso permite que as células do sistema imunológico sejam transportadas de forma eficiente, melhorando a resposta imunológica e fortalecendo o sistema de defesa do organismo contra doenças e infecções.
Borahh botar pra ferver e fazer acontecer mesmo no frio!