Empresária, consultora, professora, esposa, mãe, filha… e eleita a melhor profissional de Marketing do Brasil por três anos seguidos. Esse é um breve resumo de Camila Renaux! Entre seus diversos papéis, viagens e palestras, uma coisa não falta nunca para a blumenauense: o esporte! Essa Daily Winner contou pra gente como a atividade física (ou, como ela chama, a “balada de adulto”) ajuda a manter seu corpo e mente saudáveis e produtivos! Borahh conferir!
Uma vida com o esporte
Desde o colégio, Camila sempre praticou alguma atividade física, fosse por incentivo dos pais ou pela grade escolar, que era uma “fábrica de atletas”. Apesar da vivência, esse início de relacionamento com a prática esportiva tinha alguns desafios.
“Como nerdinha, eu sempre fui uma péssima atleta. Eu nunca tive coordenação, eu nunca consegui, assim, me virar muito bem em grupo, eu era muito insegura, eu tenho uma história com insegurança, com síndrome do impostor. Eu sempre priorizei fazer esportes individuais, justamente porque assim eu conseguia lidar melhor, mas mesmo assim o esporte fala de competição, de superação e, muitas vezes, isso era difícil pra mim”.
Com isso, vieram as práticas em: tênis, balé clássico, hipismo, wakeboard, vela. Mas tudo fez começou a fazer sentido quando Cami descobriu a musculação, aos 14 anos.
“Eu entendi que é um esporte que exige concentração, técnica e que você só compete com você mesmo. Nessa mesma tocada eu descobri a corrida e, até hoje, são os esportes que eu mais gosto. Hoje também descobri bike indoor, junto da Velocity“.
Virada de chave
No final de 2017, Camila se matriculou no crossfit e ali descobriu uma outra pegada no esporte.
“Quando você para de encarar aquilo como ‘Ah, agora eu tô indo para academia’ e passa a ver como ‘meu estilo de vida, como parte de quem eu sou’, começa a virar uma chave. Em 2018, parei de malhar e comecei a treinar, a levar a sério. Aí eu entendi. Hoje, tudo mudou”.
E esse entendimento mudou pra valer o relacionamento com a prática esportiva. Hoje, a atividade rola de segunda a segunda, com descanso ativo e o que realmente funciona para a rotina e para ela. O grande segredo para isso ser possível foi o autoconhecimento.
“Hoje, eu entendo que eu tenho uma rotina de treinos que respeita a minha individualidade e me faz bem. Manter a constância é muito fácil, porque é um hábito, assim como escovar os dentes. Então, eu sempre dou um jeito, eu sempre consigo fazer acontecer. Não significa que eu não falte, que eu não tenha preguiça. Significa que eu consigo lidar com isso de uma forma extremamente leve. Isso é algo que eu entendi que me faz bem, não é um sacrifício.”
Cami conta, ainda, que se conhecer permite que ela identifique seus obstáculos e encontre soluções para manter a constância e não jogar a toalha!
“Encaixar a atividade física como a tua primeira atividade do dia, especialmente quando ela está antes de todas as reuniões e compromissos, garante que você não vai faltar. Eu aprendi a fazer um ritual matinal. Eu acordo mais cedo (às 5 horas) pra que eu possa levantar, fazer meu café, minha meditação ou minha oração, agradecer pelas coisas, mentalizar coisas boas, curtir o silêncio, me vestir, escolher um look – O look é o melhor pra treino: vestida pro sucesso! Mesmo quando estou em viagem, eu faço algo, porque me faz bem. Vou correr, eu procuro uma academia, uma Velocity, vou no hotel… Eu me jogo!”
Saúde, produtividade e alta performance profissional
“Não tem como você querer estar bem se você não faz o necessário para estar bem”.
Para Cami, conciliar treinos, trabalho, viagens e família é um desafio, mas é possível ao tomar a decisão de priorizar a saúde. Alimentar-se bem, dormir adequadamente, hidratar-se e praticar esportes são fundamentais.
“Disciplina e resiliência são as principais lições que o esporte ensina. A evolução acontece gradualmente, e a constância é mais importante que o talento. Pequenos esforços diários acumulam grandes resultados ao longo do tempo. Encontrar prazer no desconforto, pois é nele que ocorre o desenvolvimento. Desafiar-se continuamente é essencial para o crescimento pessoal”.
E, sendo uma profissional de referência nacional, claro que Camila sente os efeitos do esporte nessa área da sua vida!
“Alta performance nos negócios depende da alta performance física. O treino proporciona um momento pessoal exclusivo, vital para mães, empreendedoras e pessoas com múltiplas responsabilidades. A força física não só melhora o bem-estar, mas também aumenta a capacidade de enfrentar desafios diários. Além disso, treinar regularmente contribui para a felicidade e a saúde geral.”
O que é ser um Daily Winner?
“Com certeza, é ser feliz fazendo o que você precisa fazer. Nem tudo que a gente faz, a gente gosta, mas a gente consegue encontrar um prazer nisso, encontrar formas de felicidade. Então, é ressignificar. Eu sempre brinco sobre isso, né? Pô, você vai correr às cinco da manhã. ‘Ai, meu Deus, mas é chato’. E aí você aprende a ressignificar. ‘Ah, meu é tão bom, eu estou sozinha’. Aí, eu escuto uma música que eu gosto, vejo o sol nascer. Você vai olhando para aquilo com um significado para além disso. Então, para mim, ser um vencedor do dia a dia, do diário, é sobre isso. É você estar em paz e feliz com as suas escolhas”.
Compartilhe a sua história!
Quer contar pra gente a sua rotina e jornada de Daily Winner? Mande um e-mail para contato@borahh.com e vamos inspirar outros vencedores diários!