Que o mês de outubro é voltado para a conscientização e combate ao câncer de mama, todo mundo sabe. A novidade é que a Borahh também abraça a campanha Outubro Rosa e, por essa razão, iniciamos uma parceria com o Instituto Protea.
Neste mês, toda compra feita no site com o cupom PROTEA terá 5% de desconto e contribui com 100% do valor da margem revertida à ONG. Em novembro e dezembro, o cupom ainda será válido e vai reverter 20% ao instituto.
Sobre o Protea
O Instituto Protea é uma organização não-governamental que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias contra o câncer de mama para mulheres de baixa renda.
O Protea foi fundado em 2018 a partir da observação de que, no Brasil, milhares de mulheres aguardam na fila de espera para serem atendidas e tratadas no serviço público de saúde, já que mais de 75% da população depende dele.
O câncer de mama é uma doença agressiva, porém, se detectado e tratado precocemente, tem 95% de chances de cura.
É urgente a conscientização e a agilidade na detecção da doença e início do tratamento para aumentar as chances de salvar vidas. O Instituto Protea entende que toda mulher tem o direito de receber um tratamento digno, de qualidade e de forma ágil após o diagnóstico do câncer de mama.
Borahh e Protea juntos pelo bem das vencedoras
“Eu conheci o Instituto Protea através do post no Instagram de uma amiga que já enfrentou o Câncer de Mama. Assim que soube do trabalho realizado, eu quis me envolver. Muitas mulheres guerreiras dependem de iniciativas como essa para sobreviver e se sentirem amparadas”, contou Clara Sotero Mendonça Aquino, fundadora da Borahh.
“O Protea é uma ONG que custeia o tratamento contra o câncer de mama e, para isso, depende de doações de empresas e indivíduos. Parcerias como as da Borahh nos ajudam a tornar o Instituto mais conhecido e, assim, receber o apoio da sociedade para que possamos ampliar o número de mulheres tratadas. Além disso, a conscientização para o câncer de mama que a Borahh leva para seus clientes estimula a realização de exames para a detecção precoce da doença. O câncer de mama, se detectado e tratado precocemente, tem 95% de chances de cura” , declara Cristina Assumpção, diretora executiva do Instituto Protea.
Câncer de Mama no Brasil
Segundo o último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com mais de 29% dos casos da doença em pacientes do sexo feminino.
Infelizmente, também conforme os dados do instituto, esse é o câncer que mais mata mulheres no Brasil.
Por isso é tão importante abraçarmos causas como o Outubro Rosa e educar nossas amigas, mães, filhas, primas e tantas outras sobre essa doença. Vale lembrar que, se identificada em estágio inicial, o câncer de mama tem cura!
O Instituto Nacional de Câncer aponta alguns sinais que merecem atenção especial quando o assunto é câncer de mama e reforça, portanto, a importância da visita regular ao especialista.
São elas:
- menarca (primeira menstruação) precoce;
- menopausa tardia;
- nunca ter tido filhos;
- gravidez após os 30 anos;
- uso de contraceptivos orais;
- terapias de reposição hormonal pós-menopausa;
- ingestão excessiva de bebida alcóolica;
- sobrepeso e obesidade na pós-menopausa;
- exposição à radiação ionizante;
- fatores hereditários.
Outra questão importante a ser dita é que, sim, o autoexame é importante, mas ele não pode substituir o acompanhamento anual no consultório e a mamografia.
É tempo de conscientizar.
Lembre-se: desistir nunca foi opção.
#borahhjuntos